sábado, 4 de dezembro de 2010

Folclore Sergipano

A explosão de cores e sons.
Sergipe ainda guarda em seu território, principalmente nas cidades de Laranjeiras, Japaratuba, São Cristóvão e Estância, uma grande quantidade de grupos folclóricos originais que mantém vivas as tradições populares. Uma verdadeira explosão de cores e sons expressos em criativas cantigas, belíssimas danças e encenações.

 A riqueza de demonstrações da cultura sergipana permite ao visitante e aos estudiosos, a oportunidade de conhecer a arte e a festividade do povo dessa terra. Estas celebrações festivas ficam mais intensas no decorrer do ciclo natalino, nos meses que circundam as datas comemorativas do nascimento de Jesus e das festas dos Santos Reis, e no ciclo junino, marcado pelas festas de colheita e devoção aos santos São José, São João, São Pedro e Santo Antônio.

O folclore sergipano é parte do patrimônio imaterial do Estado, e demonstra a capacidade criativa de seu povo em perpetuar a sua arte de brincar, cantar, dançar e representar, recriando suas tradições. 

Alguns exemplos de danças folclóricas do estado Sergipano:

Samba de Parelha

Festa popular também proveniente do Povoado de Mussurca, em Laranjeiras. Vários pares de mulheres, dançam de forma ritmada e cadenciada em círculo, ao mesmo tempo em que o som contagiante da percussão é embalado por suas pisadas fortes no chão. A traje do grupo é um vestido de chita, chapéu de palha e chinela ou tamanco.

Parafusos

O interessante grupo conta a história dos escravos que melavam seus corpos com farinha e vestiam as anáguas de baianas para fugir pelos canaviais em direção aos quilombos. Segundo conta a história, os moradores das fazendas pensavam que eram assombrações e dessa forma os negros conseguiam fugir. Seus integrantes dançam dando giros ao redor do próprio corpo, daí a origem do nome de Parafusos.

Taieiras

É um grupo formado por mulheres que integram os festejos do Dia de Reis em Laranjeiras. Possui características religiosas e profanas e reverenciam dois santos que eram fortemente louvados pelos escravos, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.  Os adereços e trajes, utilizados nessa celebração, chamam a atenção pelas cores vivas do vermelho, branco, azul e amarelo. Todo ano, no início do mês de janeiro, a rainha da Taieira é coroada numa bela cerimônia de sons e sincretismo.

Reisado

É a celebração que encena a chegada dos reis magos e tem como principal finalidade louvar o menino Jesus. O bailado e a alegria, representados pelo grupo, formam um teatro contagiante. Essa manifestação acontece nas cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão e em Japaratuba. No município de Pirambu, encontra-se o Reisado do Povoado Marimbondo, comandado pelo brincante Sabal, e um dos mais animados do Estado.

Chegança

Manifestação popular que apresenta temas ligados à vida do mar e às lutas entre cristãos e mouros. Seus personagens trajam-se de marujos que representam a marinha com seus títulos hierárquicos.  Para a encenação dos personagens mouros, os alguns integrantes do grupo incorporam os reis, embaixadores e príncipes de séculos passados. O balé mantido com rica coreografia e música cantada e instrumental, compõe várias jornadas que contam e expressam a história que esse manifesto propõe.
Laranjeiras e Lagarto são as cidade que mantém esses grupos ativamente.

Dança de São Gonçalo

Dança ritual realizada só por homens em homenagem a São Gonçalo. Segundo a crença, o santo da religião católica, quando jovem, era farrista, gostava de tocar viola e dançar com as prostitutas para impedí-las de pecar. Em outros relatos históricos, São Gonçalo era um marinheiro que conseguia atrair peixes com seus cantos e toques de viola, pescá-los e distribuí-los aos pobres. Os homens que dançam ao redor do violeiro são conhecidos como "as figuras", e representam as mulheres que deixavam a prostituição para dançar ao redor do santo. Por isso, o grupo se veste à base de indumentária e adornos femininos, à exceção do "patrão" que veste traje de marinheiro.  Um dos grupos de São Gonçalo mais conhecidos do estado é proveniente do povoado de Mussurca, em Laranjeiras.

Cacumbi

Dança de origem africana considerada, que tem a participação somente de homens, que tocam instrumentos rítmicos: ganzá, pandeiro, reco-reco, caixas e onça (espécie de cuíca mais rústica), e bailam em círculo com movimentos sincronizados. Na época de Reis, em Japaratuba, coroam-se reis e rainhas do Cacumbi antes do desfile dos grupos folclóricos que saem pelas ruas da cidade fazendo uma grande festa.
Essa manifestação pode ser vista no mês de janeiro nas cidades de Laranjeiras, Japaratuba e Japoatã. Acontece no município de Lagarto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário