domingo, 19 de dezembro de 2010

Resumo do texto: Museu Como Lugar de Pesquisa de Daniel Bitter

Enviado por Waleska Modesto


1-O Museu Como Espaço de Pesquisa e Produção de Conhecimento
O autor  nos mostra no texto que no século XVIII ocorreram mudanças que geraram uma maior importância aos acervos exibidos pelos museus.
2- As atribuições do Museu
 Por mais que exista uma profunda transformação dos museus e muitas definições  das mesmas, todos concordam com a definição do do ICOM, que museus são instituições de interesse público com o intuito de estudar, preservar, expor e valorizar os testemunhos materiais do homem...
O Museólogo pode trabalhar em vários locais alem dos museus, como por exemplo: aquários, zoológicos, centros de ciência, etc.
Os Museus transmitem grande parte de seu conhecimento através das exposições , onde exibem grande parte de seu acervo , esses objetos são considerados vestígios de realidades passadas. Mesmo nos museus sonoros  tipo o de música sempre há expostos  instrumentos, partituras, entre outros.
Os Museus promovem várias ações , tipo , pesquisas ,atividades educativas...
As atividades desenvolvidas em museus requer vários tipos de profissionais  como o museólogo, curador, pesquisador, etc. Para os visitantes de museus a maioria desses profissionais não são vistos pois o trabalho deles na maior parte do tempo é nos bastidores, o que não diminui a sua importância.
3- A formação das coleções
Esse processo ocorre por vários formas, como por compra, por doação e outros. Uma grande forma de coleção é feita por doação de familiares quando um ente querido falece e deixa sua coleção particular. Temos como exemplo a coleção de arte de Gilberto Chateaubriand que esta abrigada no MAM.
Existe nos museus uma importante área chamada de reserva técnica onde são guardados e conservados os objetos que não são expostos, mas que mesmo assim podem ser estudados por quem se interesse , essas peças também podem ser emprestadas para exposições de outras instituições.
4- Os profissionais do museu
Os museus precisam de profissionais qualificados como restauradores, museólogos, pesquisadores, curadores, técnicos de montagem e iluminação que tenham conhecimentos especiais em conservação,restauração, etc.
Estes profissionais cuidam  da organização e da classificação das peças, e também são responsáveis por buscar informações sobre essas peças para compor o acervo.
5- Relação entre as ciências e o museu
“...os museus também mudam, se transformam.”
As exposições podem ser entendidas de várias formas, dependendo da bagagem de conhecimentos de cada visitante.
6- O museu e o publico
Os Museus chegam ao século XXI como lugar de sucesso e com um publico muito heterogêneo, oferecendo aos visitantes várias oportunidades.
Nos dias de hoje há ainda os museus que impedem um maior contato dos visitantes com suas peças, por motivo de segurança eles cercam as peças de alarmes de segurança impedindo que sejam tocadas. Já outros museus buscam que seus visitantes interajam com a exposição, fazendo assim que sua visita seja mais proveitosa.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário